12 de dezembro de 2012

Turismo

Vila medieval de Monsaraz celebra quadra natalícia


A vila medieval de Monsaraz, encontra-se desde o passado dia 01 de Dezembro com diversos eventos ligados à quadra natalicia.
No dia 01 de dezembro foi inaugurado Presépio de Rua com figuras em tamanho real e onde o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, interpretou temas do cancioneiro religioso popular do Alentejo, no Cante ao menino.
Os cantes ao menino nasceram nos conventos alentejanos e a tradição mantém-se em Monsaraz.

No dia 15 de Dezembro, pelas 21:00, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, o Cante ao Menino estará a cargo do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, com poesia de Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Farinha.

O Grupo Coral Feminino “As Margaridas” de Peroguarda e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz fecham os cantes ao menino no dia 29 de Dezembro, pelas 18:00, junto ao Presépio de Rua de Monsaraz.

Neste mesmo local pelo dia 05 de Janeiro irão actuar o Grupo Coral Misto da Associação de Cante “Os Cardadores”, de Castro Verde, e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, no Concerto de Reis, que se realizará pelas 18:00.
Para além destas actividades musicais, na Casa Monsaraz pode ser apreciada a exposição “Y entró el arte en mi vida”, de W. Rodriguez.
A partir do dia 15 de Dezembro vai estar patente na Igreja de Santiago a mostra de escultura e desenho “2,5D”, de António Redondo,

No dia 21 do mesmo mês será inaugurada na Torre de Menagem do Castelo a exposição de fotografias “Dark Sky Alqueva – Imagens à luz das estrelas. Um céu sem fronteiras”, dos fotógrafos Miguel Claro e Babak Tafreshi.

Pelas 17:00 do dia 29 de Dezembro na Igreja da Misericórdia, será apresentado o livro “Do Japão para o Alentejo”, de Tiago Passão Salgueiro.
No presépio de rua, que contará com 46 figuras espalhadas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, os visitantes podem apreciar três novas figuras, criadas este ano pela autora do presépio, a escultora Teresa Martins: um cavalo puro-sangue árabe com um guarda montado que estará à entrada de Monsaraz, uma figura feminina que ficará junto a uma talha e que será enquadrada numa área onde será feita uma alusão à vitivinicultura e à olaria, e uma rapariga com um cesto no braço que integrará o elenco.
Pelo décimo terceiro ano consecutivo, os visitantes poderão efectuar um percurso pelas ruas da vila, acompanhados pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário