4 de dezembro de 2012

Livros

Prémios da Estoril Sol serão entregues pelo Presidente da República
Gonçalo M. Tavares e Tiago Patrício, distinguidos com os Prémios Fernando Pessoa e Agustina Bessa-Luis, respectivamente, receberão os respectivos galardões das mãos do Presidente da República pelas 18:00 do dia 05 de Dezembro, numa cerimónia que terá lugar no Auditório do Casino Estoril.

Cada prémio tem o valor de 25.000 euros e, o vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, tem ainda a possibilidade de ver o seu trabalho editado pela Gradiva.
O júri, presidido por Vasco Graça Moura, integrava ainda Guilherme d'Oliveira Martins, em representação do Centro Nacional de Cultura, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Maria Carlos Loureiro, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual, e ainda por Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol, entidade promotora dos prémios.
Sobre a obra de Gonçalo M. Tavares, "Uma Viagem à Índia", o júri destacou "a maneira inovadora como o autor explora as relações entre a forma romance e a matriz épica, bem como a hábil trama narrativa e a estruturação da acção".

Na acta, o júri refere ainda "outros elementos de relevo, quer no plano de elaboração de um registo tendencialmente poético, quer naquilo em que se exprime, numa problemática que caracteriza o homem contemporâneo e uma visão melancólica da condição humana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário