7 de dezembro de 2012

« 7 de dezembro , nasce Mário Soares , um lutador da Liberdade ...



Não é uma figura de consensos, ou não fosse um político que se assume como tal. De todo o modo, Mário Soares é uma personalidade que inscreveu o seu nome na história da Democracia portuguesa. Também a 7 de dezembro, nasce Ary dos Santos, poeta português.
Hoje é dia 7 de dezembro, data em que se assinala o nascimento de Mário Soares, um dos lutadores da Liberdade, conquistada com o 25 de Abril de 1974.
Mário Soares licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1951, e em Direito, na Faculdade de Direito da mesma universidade, em 1957.
O seu interesse pela política nasce nos tempos de estudante, quando cria um movimento antifascista, juntamente com o pai, nos tempos da ditadura. Esteve preso e casou na prisão, com Maria Barroso. Mais tarde, esteve exilado em Paris.
Regressa a Portugal a 28 de abril de 1974, três dias depois da Revolução dos Cravos. E dois dias depois, esteve presente na chegada a Lisboa de Álvaro Cunhal, numa imagem histórica, de duas personalidades de diferentes quadrantes políticos, unidas pela mesma causa: a Liberdade.
Durante o PREC, Mário Soares foi o principal líder civil do campo democrático, tendo conduzido o Partido Socialista à vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte de 1975.
Soares foi ainda ministro dos Negócios Estrangeiros e um dos impulsionadores da independência das colónias portuguesas, participando ativamente nesse processo.
A partir de 1977, colabora no processo de adesão de Portugal à então CEE (hoje, União Europeia), subscrevendo, como primeiro-ministro de Portugal, o Tratado de Adesão, em 12 de julho de 1985.
Além de primeiro-ministro foi Presidente da República, entre 1986 e 1996, e também deputado ao Parlamento Europeu, entre 1999 e 2004. Candidata-se novamente à presidência da República, mas é derrotado.
Desde então, tem sido uma voz crítica e dedica muito do seu tempo à atividade cívica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário